A Emancipação Política de São José da Laje


No dia 28 de julho comemora-se a Emancipação Política de São José da Laje, a data também marca o segundo desmembramento do território de Imperatriz (antigo nome de União dos Palmares) para formação de outro município. O primeiro aconteceu com a criação da Vila de Muricy em 16 de março de 1872.

A Emancipação Política de São José da Laje possui idas e vindas, o local era o Povoado Lage do Canhoto e fazia parte do território da Vila de Imperatriz. Contudo, aparentemente a data comemorativa deveria ser 28 de junho.

O povoado foi elevado a condição de Vila de São José da Lage pela Resolução nº 681, de 24.04.1875. O diploma legislativo tornou o povoado sede da vila e rebaixou Imperatriz a condição de povoado.

Em 03 de julho de 1876 a Resolução nº 733 revogou a elevação a condição de Vila. Novamente, em 07 de julho de 1876, o povoado de Lage do Canhoto foi elevado a condição de vila e sede do município conforme a Resolução nº 737.

Porém, a Lei nº 956 de 13 de julho de 1885 extinguiu a Vila de São José da Laje e retomou tal condição a Vila de Imperatriz.

Por fim, a Lei nº 986, de 28 de junho de 1886 elevou novamente São José da Lage a condição de Vila, desta vez definitivamente.

A instalação da Vila de São José da Lage ocorreu em 07 de fevereiro de 1887.

Matriz de São José da Lage em 1921

O mapa corresponde a provável divisão política em 1886 e foi construído com base no mapa de 1872 e divisões posteriores. A fotografia da igreja que ilustra a postagem é a Matriz de São José da Lage em 1921, conhecida como Igreja do Galo, a qual foi parcialmente destruída na trágica enchente do Rio Canhoto em 14 de março de 1969.
.
Fonte das informações: Página IBGE/Cidades histórico de São José da Laje e o livro "A Ocupação das Terras do Quilombo dos Palmares e a Criação de Vilas: Introdução à História de União dos Palmares" de Genisete de Lucena Sarmento.
Fonte das Imagens: Mapa adaptado com a divisão política das cidades no ano de 1886 tendo como base os mapas disponíveis no portal "Alagoas em Dados" do Governo do Estado; Fotografia da igreja Matriz de São José disponível no site História de Alagoas (www.historiadealagoas.com.br) no artigo "São José da Laje, a Princesa das Fronteiras".

Comentários