O movimento externo para homenagear Jorge de Lima

 


Em 12 de fevereiro de 1953 o Sr. Julio Ribeiro Caldas, Presidente da Câmara Municipal de Vereadores de União dos Palmares, mandou arquivar uma carta encaminhada a Câmara de Vereadores por "escritores, intelectuais e homens de jornal, residentes e em exercício profissional em Alagoas", especificamente as pessoas de Francisco Valois, Carlos Moliterno, Arnoldo Jambo, Abelardo Duarte, José de Oliveira Maia, Cléa Marsiglia e Wanderley Gusmão, os quais manifestavam apoio ao movimento cultural que pleiteava a colocação de um busto do poeta Jorge de Lima em uma das principais praças da cidade.

Jorge de Lima morreu em 15 de novembro daquele ano. Como o Registros Legislativos publicou anteriormente, apenas em 28 de novembro de 1958, a Câmara de Vereadores aprovou o Projeto de Lei nº 111, o qual nomeou a Praça Jorge de Lima, no centro da cidade. Em 1958 o Prefeito do Município era o Sr. Antenor de Mendonça Uchôa, o qual possivelmente sancionou a lei municipal nomeando a praça.
.
Fonte das imagens: Fotografias de Bruno Monteiro da carta no Arquivo da Câmara Municipal de Vereadores de União dos Palmares.
Colaboração para contextualização histórica da carta: Genisete de Lucena Sarmento.
Texto: Bruno Monteiro.

Comentários